Desde o seu lançamento em 2010, o filme Painel do Malvado Favorito tornou-se um sucesso de público e crítica, principalmente devido ao carismático personagem principal Gru. Interpretado na versão original por Steve Carell, Gru é um vilão ambicioso e egocêntrico que deseja se tornar o maior malfeitor do mundo.

Ao lado de seus pequenos ajudantes amarelos, os Minions, Gru elabora uma série de planos para roubar a Lua e tornar-se o maior vilão da história. No entanto, seu caminho é cruzado por três irmãs órfãs que acabam por amolecer o coração do malvado.

Ao longo do filme, Gru passa por uma transformação emocional, percebendo que não precisa ser cruel e malvado para ser bem-sucedido. Ele abandona seus planos maléficos e se dedica a criar as três irmãs, descobrindo que a paternidade pode ser mais gratificante do que a conquista do mundo.

Embora ainda apresente algumas atitudes egoístas e sarcásticas, Gru se torna um personagem com mais profundidade e nuance, deixando de ser um vilão estereotipado para se tornar um protagonista complexo e cativante.

Além disso, o sucesso do filme lançou uma franquia que já conta com três filmes, sendo que o último deles - Meu Malvado Favorito 3 - explorou ainda mais a relação de Gru com seus familiares, incluindo a descoberta de um irmão gêmeo perdido.

Em suma, Painel do Malvado Favorito é uma animação divertida e emocionalmente envolvente que apresenta um protagonista complexo e cativante. A trajetória de Gru, do mal para o bem, é um exemplo de que sempre podemos mudar para melhor.